Ainda não se sabe ao certo, o motivo pelo qual o bebê tem cólica, mas estudos indicam que está relacionado à imaturidade do sistema gastrintestinal. Como o funcionamento desse mecanismo ainda não está completo, ocorrem movimentos descoordenados que provocam as cólicas.
Geralmente essa fase pode começar por volta de 20 dias após o nascimento do bebê e ir até os 3 meses. Pode parecer muito tempo para a mãe que vê o filho chorar, sem conseguir solucionar o problema, mas acredite, aos 3 meses isso melhora.
Como Saber se o Choro é Devido a Cólica?
Primeiro elimine as outras possibilidades. A fralda está suja? O bebê está com fome? Está com frio ou calor? Se todas essas possibilidades foram descartadas, é provável que o choro seja de cólica.
Outros indícios de cólica são: rosto vermelho e com expressão de dor ao chorar, o bebê se contorce e puxa a perninha, as mãos se fecham e nada faz o bebê parar de chorar.
Como Aliviar a Cólica do Bebê?
Ainda não conhecemos nada que faça com a cólica do bebê acabe de imediato e para sempre, mas algumas ações podem ser feitas afim de amenizar a dor da criança.
1. Massagem
Massageie a barriguinha do bebê em movimentos circulares e faça movimento de "bicicletinha" suavemente com as perninhas.
2. Aquecer
Aqueça a barriguinha do bebê. Pode ser com bolsa térmica ou com um paninho de compressa. Mas fique atenta a temperatura para não correr risco de causar alguma queimadura no bebê. Atualmente, existem bolsas térmicas com semente medicinais que podem ser aquecidas facilmente no micro ondas. Também existe a tradicional bolsa em gel que deve ser aquecida em banho-maria e pode ser usada para compressa quente ou fria. Veja mais no vídeo no fim desse artigo.
3. Banho Quente
Outra forma de aquecer a barriguinha do bebê e ainda propiciar um momento relaxante, é um bom banho quente. Mantenha uma atmosfera calma com meia luz e, se possível, com uma música calma para que o bebê possa relaxar bastante.
4. Colo
Colo de mãe cura tudo! Mas aqui existe uma explicação adicional. Colocar o bebê de bruços no colo ajuda a manter a barriguinha aquecida. O contato pele a pele traz aconchego e segurança a criança e ajuda a acalmá-la.
5. Amamentação
Ofereça o peito. A maioria dos bebês se acalmam quando estão mamando, além disso, o movimento de sucção é uma fonte de satisfação e ajuda a amenizar a cólica.
6. Arrotar
Coloque sempre o bebê para arrotar após as mamadas. Dessa forma, o bebê irá expelir o ar ingerido durante a amamentação. Para os bebês que usam mamadeira, invista em mamadeiras que possuem mecanismos específicos para evitar cólica.
7. Ajuste a Mamada
Para bebês que mamam no peito, o ideal é que o bebê tenha a pega correta para evitar a ingestão de ar durante a mamada. Na pega correta, o bebê pega grande parte da auréola (não somente o bico), com os lábios voltados para fora, boquinha de peixinho, o queijo encosta no seio da mãe e cria um vácuo.
8. Alimentação
Não está comprovado que a alimentação da mãe influencie nas cólicas do bebê, mas convém evitar o consumo de alguns alimentos que causam gases, como refrigerantes, chocolate, condimentos, cafeína, frutas cítricas, feijão, repolho, entre outros. Se identificar algum a melhora da cólica após cortar algum alimento de sua dieta, evite-o.
9. Chá
Esqueça o famoso chazinho para o bebê. A Acamedia Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês até 6 meses só devem ingerir leite materno. Estamos falando aqui de chá para a mamãe. Além de ajudar a mãe a acalmar (só a mãe que passa pela fase de cólicas sabe o stress que esse momento causa), os benefícios calmantes do chá passam para o leite materno.
10. Remédios
Se nada funcionar, converse com o pediatra e peça indicação de algum medicamento. Existem remédios fitoterápicos e probióticos que podem ajudar a aliviar a cólica, além de remédios anti gases. Mas só use medicamentos com prescrição médica, pois, todo medicamento apresenta contraindicações.
Assista o vídeo da nossa Baby Planner, Raquel Freitas, com mais dicas sobre a cólica do bebê e demonstração das bolsas térmicas.
Comentarios